O Janeiro de Grandes Espetáculos - Festival Internacional de Teatro, Dança, Circo e Música de Pernambuco é uma iniciativa que integra anualmente o calendário cultural do Recife-PE. Ao longo de quase trinta anos, o JGE é pautado pelos princípios da democracia, diversidade e pluralidade de linguagens. A iniciativa se reverbera através do fomento e premiação de ações voltadas ao intercâmbio, formação de plateia e fruição da cadeia produtiva no estado. No escopo de sua programação, conta com ações formativas e espetáculos, com acessibilidade comunicacional e preços populares - da Região Metropolitana, interior do estado, além de produções nacionais e internacionais.
Em sua trajetória, o festival já abarcou: intercâmbios nacionais e internacionais, encontros, fóruns, lançamentos de livros, CDs, lives e exposições fotográficas e de Artes Visuais, trazendo milhares de atrações regionais, nacionais e internacionais para os palcos e outros significativos equipamentos culturais do estado. Em 2016, a iniciativa conquistou o Prêmio Cenym de Teatro Nacional, concedido pela Academia de Artes no Teatro do Brasil, na categoria “Melhor projeto ou evento de incentivo ao teatro”. O Festival já recebeu companhias de 12 países, entre eles, Argentina, Itália, Uruguai, Espanha, Suíça, Cuba, Canadá, Portugal, China, França, Países de Gales, Reino Unido e Eslováquia.
Para a edição comemorativa dos 30 anos do JGE, reafirmamos a nossa força e chegamos mais fortes, através de um festival ainda mais plural. Como proposta curatorial, contamos com o Conselho Consultivo do JGE, colegiado - independente e autônomo composto por especialistas de diferentes segmentos artísticos, tendo por finalidade contribuir para o fortalecimento humano na programação, pautando o recorte conceitual por princípios inclusivos, democráticos, da diversidade de gênero e racial, bem como, de regionalização.
Na noite de abertura, o evento contará com a presença da cantora e compositora Lia de Itamaracá, Patrimônio Vivo de Pernambuco, e da atriz pernambucana Fabiana Karla. Ambas as artistas serão as homenageadas dessa edição. Na culminância do festival, será realizada a Festa de Premiação do JGE, onde os destaques da edição receberão o troféu “Prêmio Copergás 30º Janeiro de Grandes Espetáculos”. A arte sem espaço, o artista sem o público, o público sem o alimento da alma. Enquanto artistas e criadores ainda somos afetados por questionamentos acerca na nova "normalidade". Afinal: qual será o lugar da arte e o futuro dos espaços culturais na sociedade pós-pandemia? Será possível ressignificar e retomar o uso desses lugares? Como podemos, reconfigurar e ampliar ainda mais esse “leque” no sentido de "convidar" o público e "novos públicos" a serem agraciados pela arte?
É com muita honra que o Festival Internacional de Teatro, Dança, Circo e Música de Pernambuco - Janeiro de Grandes Espetáculos chega a sua trigésima edição. Nessas três décadas para estar em movimento contínuo com um festival nascido em Pernambuco, que é independente e forte como o Estado de Pernambuco, foi e é necessário muito trabalho, dedicação, paixão, cebola, alho, coentro e muitos outros ingredientes numa grande mistura para que a cultura viva, sobreviva e se reinvente. Ao longo dos anos, o festival além de abraçar a cultura nacional, especificamente a pernambucana, deixou sua marca registrada em países como: Portugal, Espanha, Suíça, China, Argentina, Uruguai, Equador, Eslováquia e Amsterdã. Com isso, sem dúvida alguma, sabemos que não há Teatro, Dança, Circo e Música sem a comunhão do público para apreciar e celebrar essa longa trajetória. Por isso, tal qual o alimento, mais do que nunca é preciso assegurar que as artes cênicas e música, sobretudo em Pernambuco, mantenham a mesa sempre farta com sua identidade. É tempo de comemoração! A nova edição do JGE acontecerá de 09 a 31 de janeiro de 2024 e pretende levar ao cenário pernambucano o encantamento, maturidade e excelência de espetáculos produzidos no Estado e fora dele. Dessa maneira, a iniciativa traz a certeza de ter se consagrado como um instrumento importante e necessário de formação e fruição cultural permanente, afirmando dentro das diversas linguagens artísticas que a troca de experiências entre público e artista é imprescindível para o desenvolvimento de uma sociedade. Reconhecido como um dos maiores festivais do país, nos tornamos a resistência profissional do artista da terra e sobretudo por termos brotado de uma semente regada pela força coletiva dos que sonham e produzem cultura no estado. O Festival Janeiro de Grandes Espetáculos é um instrumento democrático, agregador, múltiplo, formador, fruidor, transformador, plural e político. Por tudo isso, pretende fazer desta edição uma grande comemoração, brindando em alegria todas as suas conquistas. Será uma grande festa que vai enaltecer as artes cênicas e música, além de trazer novidades dentro da sua grade. O 30º Janeiro de Grandes Espetáculos trará para 2024 uma edição mais que especial como presente desses tantos anos que fomentou a cultura no estado nutrindo o público com o que há de melhor do Teatro, Dança, Circo e Música.
MUITAS ALEGRIAS AO JGE! EVOÉ!
Os artistas são o alicerce e a força que sustenta e impulsiona a Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (APACEPE). Seja no palco, em meio aos holofotes, ou nos bastidores, criando, produzindo, dando assistência, quem vive da arte é a razão da nossa existência. Além de defendermos em todos os espaços oportunos os interesses desses profissionais, também trabalhamos a formação, com foco no empreendedorismo, no fortalecimento do mercado cultural e da economia criativa. A nossa ação concatena-se também com desenvolvimento da educação, do turismo cultural, das manifestações populares, da arte e da tecnologia. Com esse propósito, construímos uma tradição!
São 37 anos, ou seja, quase quatro décadas, na linha de frente dos profissionais bravios da arte, realizando eventos importantes para divulgação e valorização do trabalho, a geração de oportunidades e o reconhecimento destes pela história artística de Pernambuco. Como exemplo, podemos citar o Janeiro de Grande espetáculos, que chega agora à 30ª edição, a Paixão de Cristo do Recife e a mediação do caminho entre a nossa arte local e o Brasil e o mundo. Trabalhamos meticulosamente, produzindo cada detalhe para oferecer o melhor espetáculo e contemplar a sua melhor emoção, o seu melhor sorriso e o seu melhor aplauso.
O Janeiro de Grandes Espetáculos, já na sua 30ª edição, ganhou imensuráveis proporções artísticas, políticas e geográficas. Para garantir um direcionamento compatível com essas dimensões, em 2019 foi instituído o Conselho Consultivo do Janeiro de Grandes Espetáculos (CCJGE).
Este colegiado - independente, autônomo e de caráter consultivo - é formado por artistas e personalidades proeminentes pelo seu amplo conhecimento do mundo das artes. Seus focos abrangem a representatividade de gênero, etnia e regionalidade, assim como a discussão e elaboração de pautas e recomendações voltadas ao aperfeiçoamento de cada detalhe do JGE. A análise e deliberação das recomendações feitas pelo CCJGE é de responsabilidade da Apacepe.
Atuação: fevereiro de 2019 a fevereiro de 2021
André Filho, Antônio Rodrigues, Maria de Fátima Aguiar e Paulo de Pontes.
Mediação: Iris Macedo.
Atuação: fevereiro de 2021 a fevereiro de 2023
Fátima Pontes, Luiz Felipe Botelho, Gheuza, Márcia Luz e Sharlene Esse.
Mediação: Paulo de Pontes.
Atuação: fevereiro de 2023 a fevereiro de 2025
Álcio Soares, Genivaldo Francisco da Silva e Simone Figueiredo.
Mediação: Paulo de Pontes.