- 1º Dia 18/01
- 2º Dia 19/01
- Jurados
Comissão julgadora
Sebastião Albemar Gonçalves de Araújo
Graduado em Ciências Econômicas
Pós-Graduado em Políticas Culturais
Dramaturgo / Ator / Encenador
Escritor / Cronista / Poeta
Pesquisador da Cultura Popular
Trabalha na Prefeitura do Recife, desde 2001, onde exerceu várias funções e atualmente é Chefe de Divisão de Memória Social e Manifestações Culturais.
Coordenador Geral do Núcleo de Concursos da Prefeitura do Recife, desde 2001.
Presta Assessoria Cultural à Prefeitura de São Vicente Férrer, desde maio de 2021.
Proferiu palestras e ministrou cursos e oficinas em vários estados do Brasil, na América Latina e em Macao/China.
Começou a atuar no teatro em 1974, no Grupo de Teatro Vivencial. Desempenhava diversos
papéis: atriz, produtora, costureira, divulgadora, etc, como todos os integrantes daquele grupo.
Era a época dos "grupos", dos trabalhos em equipe, dos coletivos. Época que o teatro não era
só o palco. Era a vida. A casa. Morava-se em grupo.
No Vivencial, sob a direção de Guilherme Coelho, participou, entre outros trabalhos:
· Vivencial II - Criação coletiva; · Genesíaco - Criação coletiva; · Repúblicas Independentes, Darling! - Vários autores; · Sobrados e Mocambos - de Hermilo Borba Filho
Fundou o "VlVENCIAL DIVERSIONES", casa de espetáculos para teatro, música e shows transformistas.
HISTÓRICO TEATRAL
Em 1978, buscando novas experiências, lançou-se como produtora de seus espetáculos e montou os seguintes, através da Skene Produções, ou como diretora de Produção:
. Cordélia Brasil - de Antonio Bivar, com direção de José Francisco Filho . Toda Nudez será Castigada - de Nelson Rodrigues, com direção de Antonio Cadengue · Muito Pelo Contrário - primeiro texto e primeira direção adulta de João Falcão, Ganhando os seguintes prêmios de Melhor Atriz:
- 1- Dulcina de Moraes, do IX Festival Nacional de Teatro Amador (FENATA), de Ponta Grossa, Paraná (1981)
- 2 - Samuel Campelo, do I Festival de Teatro do Recife, Pernambuco, (1981).
· No Natal A Gente Vem Te Buscar - de Naum Alves de Souza, direção de João Falcão · O Pequenino Grão de Areia – primeiro texto infantil de João Falcão. Direção de João Falcão . Sonho De Uma Noite Verão - de Willian Shakespeare. Direção de Antonio Cadengue . As Três Farsas do Giramundo, de Ionesco, Jean Tardieu e Woody Allen. Direção: Antonio Cadengue, Carlos Bartolomeu. Suzana é dirigida por Paulo Falcão . Super Léo, O Menor - Texto de Suzana Costa. Direção de Paulo Falcão . Um Bonde Chamado Desejo - de Tennessee Williams. Direção de Milton Baccarelli.
MAIS TEATRO
Em 1993, mudança de residência para Aldeia-Camaragibe, onde forma o Grupo de Teatro Presente de Grego, que se dedica a um teatro educativo e preocupado com o meio ambiente. Ali, monta vários espetáculos, dirige diversas encenações para escolas e lança também como diretora a atriz Magdale Alves. Juntas, dividem o prêmio de melhor direção em dois festivais estudantis.
Em 2005, atuação como produtora do infantil A Revolta dos Brinquedos, lança a diretora Nina Wicks, que recebeu indicação para o prêmio de melhor direção.
Em 2006 monta com o GRUPO DE TEATRO PRESENTE DE GREGO, com atores profissionais, e lança a peça "O GRANDE CIRCO MÍSTICO", com direção de Nina Wicks. Prêmio SIC Prefeitura do Recife e Prêmio FUNARTE - Myrian Muniz.
2015 – Faz a peça Três Tristes Gregas, de Moisés Monteiro de Melo Neto, Direção de Cira Ramos.
CINEMA
No cinema fez participações no filme “Lula, O Filho do Brasil”, de Bruno Barreto, e está no elenco no “Todas as Cores da Noite”, de Pedro Severian. É protagonista do curta-metragem “Noites Traiçoeiras”, de João Lucas. Por sua atuação no filme, recebeu o prêmio de melhor atriz do 16 FestCine (Festival de Curtas de Pernambuco 2014). O filme também arrebatou o prêmio de melhor ficção do festival. Prêmio de Melhor atriz no Festival de Curtas do Rio Grande do Sul. Anos 70. Filmes em Super 8. Direção de Jomard Muniz de Britto: -Toques - Inventário De Um Feudalismo Cultural.
2019. Divino Amor. Direção de Gabriel Mas