LEITURA DRAMATIZADA - O AUTO DA COMPADECIDA
LEITURA DRAMATIZADA - O AUTO DA COMPADECIDA
TEATRO ADULTO Roda CulturalRecife/PE
14anos 1h40
14 JAN 19h
Teatro Marco Camarotti Rua Treze de Maio, 455 - Santo Amaro, Recife/PE
GRATUITO
+ 1Kg de Alimento não perecivel.
RETIRE SEU INGRESSO

Sinopse

Auto da Compadecida é uma obra conhecida pela expressiva quantidade de encenações realizadas em todo o Brasil. Muitas delas, influenciadas pelas versões mais conhecidas do teatro e do cinema. Dentre as montagens de conhecimento popular, está a produção pernambucana realizada no Recife sob a direção de Marco Camarotti, com produção de Socorro Raposo, imortalizada como a primeira e mais longeva atriz a interpretar a personagem protagonista da peça. O espetáculo estreou no ano de 1991 e ficou 21 anos em cartaz, tendo circulado por vários estados do Brasil e acumulado prêmios diversos. A produção ora em curso, pretende revisitar a emblemática dramaturgia de Ariano Suassuna, homenageando a atriz e produtora Socorro Raposo, como parte do ciclo de comemorações do Centenário de seu autor, Ariano Suassuna, em 2027. Para esta versão foram convidados os diretores Eron Villar e Célio Pontes, que pesquisam em suas obras elementos da intersemiose e da interatividade. A nova concepção vem propor uma fusão vibrante entre o rico universo da cultura popular nordestina e as dinâmicas do teatro contemporâneo, numa montagem divertida e vibrante. que conta com a dupla de atores que protagonizou a montagem dirigida por Camarotti: Sóstenes Vidal e Williams Santanna, nos respectivos papéis de João Grilo e Chicó. A manutenção do gênero farsesco e os elementos da moralidade estarão, como forma, também, de realizar uma crítica social contemporânea, abordando questões atuais que reverberam com o público como injustiça e desigualdade, já presentes no texto, mas reforçados por questões que dialogam com o contexto político-social atual. No sentido de contribuir para a democratização da obra, haverá uma estreita relação com a plateia, que assume no terceiro ato da peça, assento significativo na narrativa do julgamento das personagens. Esta interatividade e a conexão com o público fortalecem a experiência teatral, celebrando a riqueza da tradição nordestina enquanto se adapta aos novos tempos. Essa abordagem não apenas homenageia Ariano Suassuna, mas também provoca ressignificações no cenário contemporâneo da experiência cênica.


Ficha técnica

Texto: Ariano Suassuna
Elenco: Albemar Araújo, Clenira Melo, Cleusson Vieira, Douglas Duan, Filipe Enndrio, Gil Paz, Júnior Sampaio, Mário Miranda, Matheus Bonachela Pontes, Paulo De Pontes, Simone Figueiredo, Sóstenes Vidal e Williams Sant’anna.
Direção: Célio Pontes e Eron Villar
Direção Musical: Douglas Duan
Direção de Arte, Figurino e Identidade Visual: Célio Pontes
Design de Luz: Eron Villar
Cenotécnico e Aderecista: Cleusson Vieira
Técnico de Som: Claudiney Castro
Contrarregra: Claudiney Castro E Paulinho Castro
Bilheteria: Paulinho Castro
Assessoria de Imprensa: Paula Schver
Mídias Sociais: Nuvon Branding
Fotografia: Thiago Farias – Tfn Fotografia
Captação de Recursos: Pedro Castro
Produção Executiva: Paulo De Castro
Assistente de Produção: Cíntia Couto
Realização: Paulo de Castro Produções e Apacepe


OBS.: Para os eventos considerados GRATUITO, será necessário retirar o ingresso via Sympla NO DIA do espetáculo, não havendo possibilidade de retirada antes disso. Para todo espetáculo GRATUITO, faz-se obrigatório a entrega de 1kg de alimento não perecível, junto ao ingresso gratuito adquirido via Sympla.
LEITURA DRAMATIZADA - O AUTO DA COMPADECIDA